Se empreender é solitário, ache sua turma!
Num texto escrito para o LinkedIn, eu disse o quanto tenho buscado e encontrado grupos grandes e muito bem constituídos de suporte a empreendedoras, mas confesso que não vi nada num modelo mais próximo, intimista mesmo. O que me interessa no trabalho e na vida é o petit comité: os grupos pequenos sempre foram muito gostosos de conduzir na época da consultoria de imagem, em projetos de Coaching e nas mini-aulas de moda e estilo que eram deliciosas de fazer, nossos Talks. E nasce assim, dessa reflexão e dessa necessidade, o Motiva Lab, um grupo de suporte e alavancagem para mulheres que trabalham sozinhas.
Mesmo quando eu estava no lugar de ouvinte, sempre preferi grupos menores. Me sentia vista, os assuntos que eu levantava eram de fato endereçados, e acho que modelos assim têm um potencial transformador muito interessante, pois as pessoas se sentem validadas e têm orientações práticas do que fazer naquele momento ou para resolver aquela dor específica. Conheci tanta gente bacana assim!
Desde que saí do corporativo e criei minha primeira empresa, nunca mais me vi em outro modelo. A liberdade de horários e também de criar projetos alinhados com o que eu de fato gosto e sei fazer era, na época, mais importante para mim do que a estabilidade do corporativo – e a realidade financeira familiar à época suportava isso. Fui casada por mais de 20 anos com um super executivo que apoiava este modelo de a mulher se dividir entre maternidade e trabalho, então de fato foi um privilégio do qual sou super grata. Mas eu não me reconheço muito na palavra “empreendedora” e mais na palavra “realizadora”.
Para falar muito a verdade, a palavra “empreendedora” me incomoda um pouco. Apesar de estar na moda, empreender é o que fazemos desde a época do escambo. Cada uma de nós busca sua forma ideal de ganhar seu sustento e sobreviver – e somente a partir dessas garantias básicas que podemos alçar vôos mais importantes, como criar empresas e negócios de impacto, formar comunidades, escalar, etc.
Gosto de ter ideias e colocá-las no mundo, sejam elas na esfera profissional ou na vida pessoal. Porém, como ultimamente eu só penso em trabalho, meu foco está em criar coisas que me tragam mais estabilidade, alegria e trocas no dia a dia, pois se tem uma coisa que ainda não mudou na minha jornada empreendedora é a solidão que permeia os dias de quem mora na firma – ou seja, trabalha em home office (risos).
Como vai funcionar o Motiva Lab
Tenho certeza de que outras mulheres se sentem da mesma forma e foi assim que consegui, sem esforço justamente por ela ser uma empreendedora de sucesso e super empática, o apoio para fazer o Motiva Lab na sua casa, a Sampa Vinho. Gabriela Victor, advogada, enóloga e proprietária da Sampa Vinho comprou a ideia e estamos juntas construindo esse modelo que visa reunir mensalmente um grupo de até 10 pessoas para falar de doze aspectos da vida pessoal e profissional que se entrelaçam e impactam diretamente o andamento de qualquer empresa criada por uma mulher:
- Vida familiar
- Rede de apoio
- Mindset empreendedor
- Propósito
- Modelo de negócios
- Planos de ação
- Finanças pessoais e profissionais
- Gestão e vendas
- Marketing e Comunicação
- Imagem e marca pessoal
- Posicionamento
- Captação de clientes
EDIÇÃO DO POST APÓS LANÇAMENTO
Os dois primeiros encontros do Motiva Lab já aconteceram e foram uma delícia!! O próximo será em 19 de novembro de 2024, Dia do Empreendedorismo Feminino, e contará com a palestra da Dra. Samara Maciel, sócia do Sousa & Maciel Advogados, dona de uma trajetória inspiradora e uma delicadeza idem. As inscrições estão abertas e terão um valor simbólico para que este seja de fato um grupo de suporte, e grana é sempre uma questão para quem trabalha “por conta”. Confira aqui a agenda de 2024 e aqui a agenda de 2025, já prontinha e igualmente bacana.
Agora o Motiva Lab está oficialmente no mundo! Veja aqui que todas as infos do projeto. Para se inscrever, entre em contato com nossa equipe por aqui: https://bit.ly/FernandaDamyWABusiness
Para conhecer nosso trabalho de estruturação de negócios para mulheres, clique aqui.
Até lá!