saiba SE A COMUNICAÇÃO DE SUA EMPRESA ESTÁ NO CAMINHO CERTO

Para saber se a comunicação da sua empresa está indo no caminho certo, é preciso entender algumas diferenças conceituais. Marketing, comunicação institucional, gerenciamento de redes sociais, produção de conteúdo e outras formas de colocar sua empresa em evidência são alguns deles.

Vamos lá. Na newsletter desta quinzena (clique aqui para se inscrever) eu explico as diferenças entre marketing e vendas. E esse é o primeiro passo para entender como os conceitos mencionados acima se completam para que sua marca se fortaleça e sua empresa seja lucrativa.

marketing

Todas as ações de comunicação que você faz de forma intencional na sua empresa fazem parte de uma estratégia de marketing, mesmo que você não saiba. A função primária do marketing é fazer com que seus potenciais clientes saibam que você existe, o que você faz, para quem faz, e os benefícios gerados pelo seu trabalho.

vendas

As vendas são consequência de todas as ações de marketing que sua empresa faz. Aqui entram uma comunicação clara e assertiva, atendimento ao cliente, entrega do prometido, pós-venda, entre outros. Além disso, dependendo do seu ramo de atuação, parcerias, anúncios pagos e eventos gratuitos podem ser igualmente interessantes.

Sendo assim, as diversas formas de fazer comunicação são escolhidas e usadas intencionalmente para criar um posicionamento de marca forte, de acordo com seu nicho de mercado e sua estratégia comercial. Isso significa que não existe uma fórmula de marketing possível de ser aplicada a todo tipo de negócio, e quem disser isso a você está, sim, falando bobagem.

elementos da estratégia bem-feita

Para que você tenha os melhores resultados, é preciso considerar: seus objetivos financeiros como empresa, seu tipo de negócio, os recursos que você tem para investir, seu mercado de atuação, público-alvo, concorrência e muito mais. Como uma fórmula poderia cobrir tantos aspectos variáveis?

Veja como esses elementos se completam

Marketing: o marketing de sua empresa engloba todas as suas ações de comunicação e propaganda, pagas e orgânicas, on-line e off-line.

Comunicação institucional: envolve seu posicionamento de marca, seus valores, visão, missão, seu papel social, sua história e a história de seu negócio. Essas informações podem estar no seu site, nas suas redes sociais, na sua newsletter, nas embalagens e etiquetas dos produtos. Toda e qualquer oportunidade de comunicar sua marca é válida, e a consistência é muito importante para isso.

Gerenciamento de redes sociais: a gestão de suas redes sociais, geralmente executada por um social media, não é sua estratégia em si, mas apenas um dos elementos que fazem parte dela para comunicar sua marca. Você pode escolher ter apenas este canal de comunicação com seus clientes e em alguns casos isso funciona super bem. Dessa forma, sendo o único canal, ele deve concentrar toda a sua estratégia de comunicação.

Produção de conteúdo: textos, vídeos, podcasts e artes visuais são tipos de conteúdos que você pode produzir para rechear seus canais de comunicação. Eles podem ter ou não apelo de venda, mas certamente precisam ser alinhados com seu objetivo principal: fortalecer sua marca e seu negócio.

Com estes conceitos esclarecidos, você consegue se preparar melhor para conversar com uma agência (como a nossa) e saber o que pedir, da mesma forma como avaliar aquilo que vai receber. Mas não pára por aí: tem muitos outros fatores que interferem na comunicação, varia muito de caso a caso.

Se quiser saber mais sobre como podemos trabalhar juntas, clique aqui e vamos conversar!

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