como comunicar seu negócio nas redes sociais? veja como menos é mais na comunicação

Você sabe como comunicar seu negócio nas redes sociais? Instagram, blog, site, Linkedin, Pinterest, YouTube, plataformas de podcast… Será que sua empresa precisa mesmo estar em todos os canais digitais para ser bem percebida e se conectar com seu público? NÃO. Eu explico: melhor estar presente com qualidade em um ou dois canais do que criar perfis em todas as redes e abandoná-los após um curto período.

Esse abandono se dá pois pequenos negócios e empreendedores autônomos geralmente fazem tudo sozinhos ou com equipe reduzida. Além de cuidar do trabalho em si, dedicam horas diárias para a criação de conteúdos para todas as redes: quem consegue fazer isso? Ou se contrata uma agência para cuidar da comunicação (como a minha :)), ou se define melhor um único nicho como foco.

mas como escolher onde estar presente no digital?

Depende muito do tipo de serviço ou produto que você oferece. De acordo com o público brasileiro, o Instagram é a ferramenta mais usada atualmente, o que torna sua presença por lá quase obrigatória, nem que seja para convidar os interessados para conhecerem seu site ou outras redes para as quais de fato você produza conteúdo interessante aos seus consumidores.

Geralmente quem trabalha com produtos e serviços cuja parte visual é muito importante se dão muito bem por lá: acessórios, moda em geral, viagens, gastronomia, arquitetura e interiores, entre outros.

Para quem oferece serviços mais técnicos como advogados, consultores financeiros, despachantes, o Linkedin e seu próprio site fazem mais sentido, pois os consumidores procuram esse tipo de trabalho muito mais nas ferramentas de busca (Google, a mais usada) do que nas redes sociais.

Educadores, coaches, jornalistas, artistas de audiovisual têm mais chance de obter sucesso em plataformas como o YouTube.

Estes são apenas alguns exemplos de que cada saber o que se quer antes de saber onde ir é muito mais importante do que criar diversos perfis que não serão usados, gerando o resultado oposto ao desejado: perfis abandonados dão a impressão de desleixo, a não ser que estejam visivelmente em construção.

mas como escolher então?

Como eu faço para comunicar o seu negócio nas redes sociais? Eu escolho de acordo com o tipo de serviço ou produto, seu público-alvo e sua estratégia comercial. Todo negócio precisa saber o que quer: ter metas de vendas, saber que tipo de público deseja atrair, em quais mercados quer atuar. Uma comunicação sólida só se faz assim, não adianta sair produzindo conteúdo aleatório e esperar ter resultado.

Aqui na agência eu recomendo sempre que minhas clientes tenham site e uma rede social bem-feita, no mínimo. O blog é muito interessante para quem busca reconhecimento e reforço de autoridade em sua área de atuação, e o Linkedin considero fundamental para quem já presta ou pretende prestar serviços para o mercado corporativo.

Se você não quer fazer isso sozinha, fale comigo! Aqui cada projeto é único e cada estratégia de comunicação é desenhada de acordo com as necessidades de cada cliente. Clique aqui e saiba mais. Até!

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